domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pró Terra - Minhocário

O que é composto orgânico? Do que é feito?

O que denominamos composto é uma mistura de resíduos de diversas fontes, aparentemente sem uso ou valor que pode ser reunido para a formação de um adubo. A compostagem pode ser feita de resíduos vegetais de lavoura, aparas de grama e restos de vegetais da cozinha, bem como de muitos outros materiais.

O que acontece no processo de compostagem?

Os materiais têm os mais diversos tamanhos, formas e composição. Estes são misturados e colocados para decompor e passam por processos bioquímicos. Estes processos são realizados por microorganismos que utilizam este material como fonte de energia, absorvendo os ingredientes minerais e carbono.
Ocorre a degradação deste material em presença de oxigênio e o produto é gás carbônico, água, calor e matéria orgânica utilizável pelas plantas. Nesta atividade microbiana o material aumenta a temperatura, variando de 50 a 70ºC. Quanto mais revolvido for o material mais ar entrará na pilha e se a umidade estiver correta mais rápida será o processo.

Passo a passo do preparo da compostagem:

Colocar os resíduos, alternando os vegetais. Usa-se restos de cascas de cozinha bem picados, aparas de grama, pó de café e folhas de chá, erva mate, o papel de filtro do café, guardanapos de papel usados, cascas de ovos bem trituradas, papel branco bem picado, papelão de caixa de ovos bem desmanchada, correspondência descartável de papel branco. Cinzas de lareira ou fogão, também podem ser colocadas, mas em pequena quantidade. Cascas, folhas verdes de hortaliças, frutas, aparas de poda e estercos são considerados materiais verdes e são ricos em nitrogênio e carbono. Já os materiais do tipo papelão de embalagem de ovos ou de tubos de papel toalha ou higiênicos rasgados, papéis brancos, ramos de poda e pó de serra são chamados de materiais marrons, têm mais lenta decomposição, mas contêm muito carbono. A proporção recomendada pela Embrapa é de uma relação de 75% de restos vegetais dos dois tipos para 25% de esterco animal.

Não use:
comida cozida que contém sal, carnes cruas ou cozidas de gado, peixe ou aves, sebo, papel toalha usados para fritura, sementes de tomate, cascas de batatas, sementes de moranga e abóbora, sementes de inços, excrementos de cães e gatos, a areia do banheiro do gato, revistas, folders coloridos de propaganda. Também cinzas oriundas de churrasqueira por causa do sal e porque o carvão contém substâncias que podem prejudicar as plantas.

Dicas Importantes:

• Pelo método de aterramento, o material não precisa ser revolvido;
• Equilibre a umidade do material (ele não deve ficar nem muito úmido nem muito seco);
• Preste atenção aos exemplos a seguir.

Vantagens da compostagem:


• Enriquece a terra em alimento para as plantas.
• Reduz a quantidade de lixo.
• Melhora a aeração do solo.




Sobre o Minhoterra




O Minhoterra é um sistema vivo balanceado, auto-regulável e sem mau cheiro projetado para ajudar as pessoas a reduzirem, reutilizarem e reciclarem o seu lixo orgânico, restos de resíduos como: comida, podas de jardim e papéis, preservando o meio ambiente.


São 3 compartimentos, como na foto, em que as minhocas migram da caixa do meio para a de cima assim que transformarem os resíduos em húmus, o que leva de 30 a 40 dias dependendo da quantidade. A caixa de baixo, retém o biofertilizante a ser retirado e colocado nas plantas.



Ao adquiri-lo efetuamos a instalação em sua casa. Sugerimos o local mais adequado, explicamos todo o processo de compostagem e quais os resíduos que podem ser utilizados. Além de prestarmos toda a assistência necessária para a manutenção da sua compostagem.

Peça seu orçamento!







"Antes de ensinar as pessoas a salvar a própria alma é preciso permitir-lhes viver em conduções tais que possam saber que tem uma".

São Vicente de Paula



imprima somente se necessário.

O Planeta agradece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário