sábado, 2 de janeiro de 2010

Os principais problemas globais se resumem em três fatores: conflitos (guerras civis e conflitos diversos), locais de tensão (guerrilhas, movimentos emancipacionitas, questões étnicas e religiosas) e ambientais.
Áreas com sérios problemas ambientais:
1. No Sudoeste dos Estados Unidos o processo de desertificação está associado à expansão das culturas irrigadas, ligadas ao dry farming, e ao crescente consumo das cidades. Somou-se recentemente a intensificação do processo de salinização das áreas irrigadas.
2. Na Região dos Grandes Lagos a situação é grave devido a diversos tipos de poluição, especialmente os relacionados com a chuva ácida. Ao sul dos Grandes Lagos concentra-se a maior produção industrial dos Estados Unidos e o maior foco de produção de gases que contribuem para o aumento do aquecimento global.
3. Na Amazônia, onde a área de expansão econômica é recente e desordenada; e particularmente a Amazônia brasileira, vem sendo palco de desmatamentos, contaminação de rios, exploração predatória da madeira e da caça, o que contribui para o comprometimento da biodiversidade regional.
4. Na Europa Ocidental as chuvas ácidas, a contaminação dos solos e a poluição das águas vêm mobilizando populações que têm sua qualidade de vida ameaçada por essas agressões.
5. Em Sahel, a faixa de transição na porção periférica meridional do Saara, tem área marcada pela ocupação desordenada, que compromete a vegetação original e pode contribuir para o rápido avanço da desertificação.
6. Nos Mares Cáspio e Aral o intenso processo de salinização, associado ao fracasso da apropriação agrícola da região por culturas irrigadas, principalmente de algodão, acabou por contaminar o solo.
7. Na China Oriental o recente crescimento do consumo, devido à expansão da economia do país, ameaça o abastecimento de água e gera problemas como o aumento da produção de lixo, bem como a deterioração da qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário